ꞌMadöꞌö ĩ're ĩhöimana

Atsébré Marĩ nhihötö u

ROMNHORÉ 27

“Jeová umnhatsi tsina tsô ꞌre atsimipari mono”

“Jeová umnhatsi tsina tsô ꞌre atsimipari mono”

“Jeová umnhatsi tsina tsô ꞌre atsimipari mono; atsibꞌru na duré atsiptete aipẽꞌẽ na.” — SAL. 27:14. (TNM)

DANHOꞌRE 140

O QUE VAMOS VER *

1. (a) E marĩ ĩwẽ Jeová te wama ropitsutu dzaꞌra. (b) E marĩ Ropotoꞌwai mreme te ãma tinha te te ĩnharĩdzém na Jeová dzô ꞌre wanhimipari dzaꞌra mono da. (ꞌMadöꞌö ĩtsihötö waꞌõno “Waihuꞌu petse”)

 JEOVÁ deu uma linda esperança para todas as pessoas que o amam. Logo ele vai acabar com a doença, a tristeza e a morte. (Apo. 21:3, 4) Ele vai ajudar “os mansos”, que confiam nele, a transformar a Terra num paraíso. (Sal. 37:9-11) E no novo mundo, vamos ter uma amizade ainda mais achegada e mais forte com Jeová; uma amizade ainda melhor do que já temos com ele agora. Realmente temos uma esperança maravilhosa para o futuro! Mas por que podemos ter certeza de que Jeová vai cumprir essas promessas? Jeová nunca deixou de cumprir uma promessa. Por isso, temos todos os motivos para ‘esperar em Jeová’. * (Sal. 27:14) Em outras palavras, nós vamos esperar com paciência e alegria Jeová cumprir suas promessas. — Isa. 55:10, 11.

2. E ma hã ropitsudu Jeová ma tô oto ãma uwaimra.

2 Jeová já provou que ele cumpre suas promessas. Vamos ver um exemplo disso. No livro de Apocalipse, Jeová prometeu que nos nossos dias ele iria formar um povo com pessoas de todas as nações que o adorariam de modo unido. Esse povo especial é conhecido como a “grande multidão”. (Apo. 7:9, 10) Essa grande multidão é uma família unida, formada por homens, mulheres e crianças de todas as partes do mundo. (Sal. 133:1; João 10:16) As pessoas que fazem parte da grande multidão também pregam as boas novas com zelo. Elas estão sempre prontas para falar com quem quiser ouvir sobre a esperança de um mundo melhor. (Mat. 28:19, 20; Apo. 14:6, 7; 22:17) Se você faz parte da grande multidão, você com certeza dá muito valor à esperança de que as coisas vão melhorar no futuro.

3. E marĩ Waꞌuburé te tsima wẽ wa te rotsaꞌrata dzaꞌra da.

3 O Diabo não quer que você tenha uma esperança para o futuro. Por isso, o objetivo dele é nos convencer de que Jeová não se importa com a gente e que não vai cumprir as promessas que fez. Se Satanás conseguir nos convencer de que não temos esperança, vamos desanimar e desistir de servir a Jeová. Como veremos, Satanás queria acabar com a esperança de Jó e fazê-lo parar de servir a Jeová.

4. E marĩ, wa dza ꞌmadöꞌö dzaꞌra ni ãhã romnhoré na hã. (Jó 1:9-12)

4 Neste estudo, vamos ver como Satanás tentou forçar Jó a parar de ser leal a Jeová. (Leia Jó 1:9-12.) Também vamos ver o que podemos aprender com o exemplo de Jó e por que é importante estarmos convencidos de que Jeová nos ama e vai cumprir suas promessas.

WAꞌUBURÉ MA TÔ TSIMA WẼ JÓ ꞌRE TSIMIPARI MONO TÕ DA JEOVÁ DZÔ

5-6. Tsuru na ãma ronomro wi, e marĩ ma tô watobro Jó dzô.

5 A vida de Jó era muito boa. Ele era amigo de Jeová, tinha uma família grande e unida e era muito rico. (Jó 1:1-5) Mas, num só dia, ele perdeu quase tudo o que tinha. Para começar, ele perdeu tudo em sentido material. (Jó 1:13-17) Depois, todos os filhos que ele amava tanto morreram. Pense um pouco em como essa tragédia foi horrível para Jó. Se os pais ficam completamente arrasados quando perdem um filho, imagine só o choque, a tristeza e o desespero que Jó e sua esposa sentiram quando ficaram sabendo que todos seus dez filhos tinham morrido. Dá para entender por que a reação de Jó foi rasgar suas roupas e se jogar no chão! — Jó 1:18-20.

6 Depois disso, Satanás atacou a saúde de Jó e o deixou com uma doença horrível, que fazia as pessoas sentirem nojo dele. (Jó 2:6-8; 7:5) Antes, Jó era muito respeitado pelas pessoas. Elas iam até ele pedir conselhos. (Jó 31:18) Mas agora todos evitavam Jó. Ele era rejeitado pelos seus irmãos, pelos seus amigos e até pelos seus servos. — Jó 19:13, 14, 16.

Muitos irmãos e irmãs, ao passarem por problemas, entendem como Jó se sentiu (Veja o parágrafo 7.) *

7. (a) E marĩ Jó ma tô rotsaꞌrata te te ĩrobdzépatadzéb ãma. Tane nherẽ, e marĩ te te tsima wẽ õ di te te ꞌmanharĩ da. (b) Dapoto dzarina, e ma hã ropire ãté te dza watobro Cristo dzadawa dzamarĩꞌwa dzô.

7 Satanás queria que Jó pensasse que todo o seu sofrimento era um castigo de Jeová. Satanás usou um vento muito forte para derrubar a casa onde os dez filhos de Jó estavam tomando uma refeição. (Jó 1:18, 19) Ele também fez fogo cair do céu para destruir tanto os rebanhos de Jó como os homens que estavam cuidando deles. (Jó 1:16) Jó achou que Jeová tinha feito aquilo porque o vento e o fogo surgiram de uma forma sobrenatural e vieram do céu. Ele pensou que talvez tivesse feito alguma coisa que deixou Jeová magoado. Mesmo assim, ele se recusou a ficar com raiva e abandonar seu Deus. Jó pensou que, se ele aceitou as coisas boas que tinha recebido de Jeová, ele também deveria aceitar as coisas ruins. Por isso, ele disse: “Que o nome de Jeová continue a ser louvado.” (Jó 1:20, 21; 2:10) Mesmo depois de Jó ter perdido toda sua riqueza, seus filhos e sua saúde, ele continuou leal a Jeová. Mas Satanás ainda não tinha terminado de atacar Jó.

8. E marĩ Waꞌuburé ma tô ꞌmanha Jó dzada.

8 Satanás usou outra estratégia para atacar Jó. Ele usou três homens que fingiam ser amigos de Jó para acabar com a autoestima dele. Esses homens disseram que tudo aquilo que Jó estava passando era um castigo de Deus. (Jó 22:5-9) Eles também tentaram convencer Jó de que, apesar de ele ter feito muitas coisas boas, Deus não dava nenhum valor para isso. (Jó 4:18; 22:2, 3; 25:4) Na verdade, eles estavam tentando fazer Jó pensar que Jeová não o amava, não se importava com ele e que não valia a pena servir a Deus. Essas palavras podiam ter feito Jó achar que não havia mais esperança para ele.

9. E marĩ ma tô pawapto Jó tsibꞌru na duré tsiptete na ꞌre höimana mono da.

9 Imagine a cena. Jó está sentado entre as cinzas, sentindo dor no corpo todo. (Jó 2:8) Seus falsos amigos continuam dizendo que ele não é uma boa pessoa e que tudo o que ele fez não valeu a pena. Tudo o que Jó está passando é como um peso insuportável. E ele ainda tem que lidar com a dor terrível de ter perdido seus filhos. No início, Jó não falou nada. (Jó 2:13–3:1) Se aqueles homens acharam que esse silêncio era sinal de que Jó iria abandonar seu Criador, eles estavam completamente enganados. Em certo momento, Jó, talvez levantando a cabeça e olhando direto nos olhos de seus falsos amigos, disse: “Até eu morrer não renunciarei à minha integridade!” (Jó 27:5) O que ajudou Jó a ser tão corajoso e forte, apesar de tanto sofrimento? Mesmo quando estava na pior fase da vida, ele nunca perdeu a esperança de que seu amoroso Deus um dia acabaria com seu sofrimento. Ele sabia que, mesmo que morresse, Jeová iria ressuscitá-lo. — Jó 14:13-15.

E NIHA WA DZA TSIDZUTSI DZAꞌRA NI JÓ HÖIMANADZÉM NA.

10. E marĩ Jó höimanadzé watsuꞌu te wama waihuꞌu dzaꞌra.

10 O que aconteceu com Jó nos ensina que Satanás não pode nos forçar a abandonar a Jeová, e que Jeová sabe de tudo o que acontece com a gente. A experiência de Jó também nos ajuda a entender tudo o que está envolvido na questão da nossa lealdade a Jeová. Vamos ver algumas lições que podemos aprender com Jó.

11. E marĩ te dza watobro Jeová wa te ꞌre umnhatsi dzaꞌra mono wamhã. (Tiago 4:7)

11 Jó provou que, se confiarmos em Jeová, poderemos enfrentar qualquer provação e nos opor ao Diabo. E qual o resultado disso? A Bíblia nos dá a garantia de que o Diabo vai fugir de nós. — Leia Tiago 4:7.

12. Ĩdahöiwaꞌutudzéb ãma ĩtsimidzadzedzém na, e niha Jó ma tô tinhiptete.

12 Precisamos nos apegar à esperança da ressurreição. Como vimos no estudo anterior, Satanás muitas vezes usa o medo da morte para nos fazer deixar de ser leais a Jeová. No caso de Jó, Satanás disse que ele faria qualquer coisa para salvar sua própria vida, até mesmo parar de servir a Jeová. Mas Satanás estava completamente errado. Mesmo quando Jó achava que estava prestes a morrer, ele permaneceu leal a Jeová. E algo que o ajudou foi confiar na bondade de Jeová e saber que no fim Jeová acabaria com todo o seu sofrimento. Jó estava certo de que, mesmo que Jeová não resolvesse a situação naquele momento, Jeová faria isso quando o ressuscitasse no futuro. Jó não tinha nenhuma dúvida de que a ressurreição ia acontecer. Se tivermos essa mesma esperança, nada, nem a ameaça de perdermos a vida, vai nos fazer parar de servir a Jeová.

13. E marĩ, wa waihuꞌu dzaꞌra ni Waꞌuburé te te ĩꞌmanharĩdzéb ãma Jó dzada.

13 É muito importante prestarmos atenção aos métodos que Satanás usou contra Jó porque ele usa essas mesmas coisas contra nós hoje. Veja a acusação que Satanás fez: “O homem [não apenas Jó] dará tudo o que tem pela sua vida.” (Jó 2:4, 5) Com isso, Satanás deu a entender que nós não amamos de verdade a Jeová e que, para salvar nossa vida, não pensaríamos duas vezes em abandoná-lo. Além disso, Satanás disse que Jeová não nos ama e que ele não presta atenção em todo o esforço que fazemos para agradá-lo. Mas nós não somos enganados por Satanás porque já conhecemos os métodos dele. Nós confiamos em Jeová.

14. E marĩ ĩpibudzé ãté te dza waꞌãma höiꞌré. Ãma tsimiréꞌé.

14 Podemos encarar as provações como uma oportunidade para nos conhecer melhor. As provações que Jó enfrentou o ajudaram a enxergar certas fraquezas e a fazer as mudanças necessárias. Por exemplo, ele percebeu que precisava ser mais humilde. (Jó 42:3) Nós também temos a chance de nos conhecer melhor quando passamos por provações. Um irmão chamado Nikolay, * que foi preso mesmo tendo graves problemas de saúde, disse: “A prisão é como um raio X. Ela mostra as qualidades do coração de um cristão.” Assim que conseguimos identificar nossas fraquezas, podemos nos esforçar para melhorar.

15. E ꞌwa, wa dza wapari dzaꞌra ni. E marĩ wa.

15 Precisamos prestar atenção ao que Jeová diz, e não ao que nossos inimigos dizem. Jó prestou muita atenção quando Jeová falou com ele. Jeová raciocinou com Jó, como se estivesse dizendo: ‘Você viu quanto poder eu usei para criar tudo o que existe? Eu sei exatamente o que está acontecendo na sua vida. Você acha mesmo que eu não posso cuidar de você?’ Jó respondeu com humildade e com muita gratidão pela bondade de Jeová. Ele disse: “Ouvi falar a teu respeito, mas agora te vejo com os meus próprios olhos.” (Jó 42:5) Quando disse essas palavras, Jó provavelmente estava sentado entre as cinzas, com o corpo coberto de feridas e ainda sofrendo muito com a morte de seus filhos. Mas Jeová fez questão de dizer que amava muito a Jó e que ele tinha a sua aprovação. — Jó 42:7, 8.

16. Isaías 49:15, 16 dzarina, e marĩ na wa dza watsipoꞌre puꞌu dzaꞌra ni da te wapibu dzaꞌra wamhã.

16 Hoje em dia, muitas pessoas nos insultam e nos tratam com desprezo. Elas também podem tentar acabar com a nossa reputação e com a reputação da organização e, ‘mentindo, dizer todo tipo de coisas más contra’ nós. (Mat. 5:11) O relato de Jó nos ensina que Jeová confia que nós permaneceremos leais a ele quando enfrentarmos provações. Jeová nos ama muito e ele nunca vai abandonar aqueles que confiam nele. (Leia Isaías 49:15, 16.) Então, não dê atenção a nenhum comentário maldoso feito pelos inimigos de Deus. James, um irmão da Turquia, comentou o seguinte depois de sua família ter passado por provações: “Nós percebemos que prestar atenção às mentiras que falam sobre o povo de Deus iria nos desanimar. Por isso, nós nos concentramos na esperança do Reino e continuamos ativos no serviço de Jeová. Dessa forma, a gente conseguiu manter a alegria.” Assim como Jó, nós escutamos a Jeová! As mentiras dos nossos inimigos não vão destruir nossa esperança.

JEOVÁ UMNHATSI TSINA TSÔ ATSIMIPARIDZÉ HÃ TE DZA ATSIPTETE

Jeová recompensou Jó por sua lealdade. Ele e sua esposa tiveram uma vida muito feliz. (Veja o parágrafo 17.) *

17. E marĩ ma tô ĩwaihu dahöimanadzé watsuꞌu norĩ ãma, ĩtsihötö wawẽ 11 na Hebreus ꞌremhã.

17 Jó é apenas um dos servos de Jeová que apesar das provações permaneceu firme e corajoso. Em sua carta aos hebreus, o apóstolo Paulo falou de muitos que também foram fiéis. Ele chamou esses fiéis de “uma nuvem tão grande de testemunhas”. (Heb. 12:1) Todos eles passaram por situações muito difíceis na vida. Mesmo assim, continuaram fiéis a Jeová. (Heb. 11:36-40) Será que toda a perseverança e trabalho duro deles valeu a pena? Claro que sim! Mesmo que não tenham vivido o suficiente para ver as promessas de Jeová se cumprirem, eles continuaram confiando nele. Além disso, esses servos fiéis sabiam que tinham a aprovação de Jeová. Por isso, não tinham a menor dúvida de que veriam as promessas de Deus se cumprir no futuro. (Heb. 11:4, 5) O exemplo deles nos ajuda a confiar ainda mais em Jeová.

18. E marĩ te atsima ĩwẽ ꞌmanharĩ da. (Hebreus 11:6)

18 O mundo em que vivemos está indo de mal a pior. (2 Tim. 3:13) Satanás ainda não terminou de testar o povo de Deus. Sabemos que ainda vamos enfrentar muitos desafios. Mesmo assim, precisamos estar determinados a continuar leais a Jeová, confiando que “baseamos a nossa esperança num Deus vivente”. (1 Tim. 4:10) Jeová recompensou muito a lealdade de Jó. Isso mostra que o nosso Deus “tem grande compaixão e é misericordioso”. (Tia. 5:11) Assim como Jó, queremos continuar sendo leais a Jeová, tendo a certeza de que ele é “o recompensador dos que o buscam seriamente”. — Leia Hebreus 11:6.

DANHOꞌRE 150

^ Quando pensamos em alguém que passou por muitos desafios na vida, logo lembramos de Jó. O que podemos aprender com o exemplo desse homem fiel? Aprendemos que Satanás não pode nos forçar a abandonar a Jeová. Também, que Jeová sabe de tudo o que acontece com a gente. E aprendemos que, da mesma forma que acabou com o sofrimento de Jó, Jeová logo vai acabar com todo nosso sofrimento. Se nossas ações mostrarem que temos certeza de que essas coisas vão realmente acontecer, estaremos entre aqueles que ‘esperam em Jeová’.

^ ENTENDA MELHOR: A palavra em hebraico traduzida como esperança significa basicamente aguardar algo com muita expectativa. Ela também pode ter o sentido de confiar em alguém. — Sal. 25:2, 3; 62:5.

^ Alguns nomes foram mudados.

^ IMAGEM: Jó e sua esposa ficam arrasados ao ver a tragédia que aconteceu com os seus filhos.

^ IMAGEM: Apesar de todas as dificuldades, Jó permaneceu fiel. Ele e sua esposa pensam nas muitas bênçãos que Jeová deu para eles e sua família.